A pressão por metas e resultados, competições acirradas, e a  responsabilidade financeira são questões muito comuns no sistema financeiro.

São problemas enfrentados diariamente pelos trabalhadores, sobretudo aqueles que atuam em agências e em contato com o público. O ritmo acelerado, as constantes mudanças nas condições econômicas e a necessidade de tomar decisões rápidas sob pressão, são fatores que aumentam o estresse e outros diversos problemas causados nos profissionais do setor financeiro, resultando, muitas vezes, na improdutividade para realizar demandas.

Pesquisas revelam que quase 90% das empresas do Brasil registraram afastamentos por doenças mentais em 2023. “A ansiedade, com 51%, é o transtorno, de acordo com os pesquisados, que mais afasta as pessoas do trabalho, seguido por depressão com 17%, estresse em 16% dos casos e síndrome de burnout, 14%”, segundo pesquisa realizada pelo grupo Conexa, a maior plataforma independente de Telemedicina da América Latina e Ecossistema de Saúde Digital.

Os sindicatos seguem desempenhando um papel fundamental na defesa das condições de trabalho e na promoção da saúde mental dos trabalhadores do setor financeiro. A CONTEC segue debatendo sobre possibilidades de aprimoramento nos planos de saúde para funcionários, reembolso de tratamentos médicos e outras medidas para dar a devida atenção às questões tão importantes para a qualidade de vida dos trabalhadores.

A saúde física e, sobretudo mental, dos trabalhadores é fortalecida pela Associação Brasileira de Psiquiatria. “Cada vez mais debatido na mídia e dentro das empresas, o assunto é fundamental para proteger a saúde dos colaboradores” – pontua a ABP.

Por Alane Faleiro

www.contec.org.br

0
0
0
s2sdefault